Robinson Crusoe é o único sobrevivente de um desastre que matou toda a tripulação do navio em que viajava. Ele passa a viver sozinho numa ilha deserta onde deve usar toda sua inteligência e coragem para lutar pela sua sobrevivência. Será que algum dia ele conseguirá sair dessa ilha?
Além da bravura desse herói, essa obra trata de temas mais profundos como a lucidez, a solidão e a importância do contato social para o homem. Esse romance foi adaptado no filme de animação homônimo de Vincent Kesteloot, produzido em 2016.
Tradução e adaptação de Monteiro Lobato.
Daniel Defoe (1660–1731) foi um escritor e jornalista inglês considerado precursor do romance realista inglês. Membro de uma família dissidente da Igreja Anglicana, ele tentou preparar-se para seguir a carreira eclesiástica, mas acabou desistindo da carreira religiosa. Decidiu se estabelecer como comerciante e viajou muito pela Europa com diversos empreendimentos comerciais, mas não obteve muito êxito nesta área. Atraído pela política, ele escreveu numerosos panfletos.
O seu romance «Robinson Crusoé" rendeu-lhe fama e notoriedade. Essa obra-prima foi adaptada diversas vezes, destacando-se o filme homônimo produzido em 1997, estrelando Pierce Brosnan, e a série de televisão “Crusoe” (2008–2009) produzida pela FOX.